13 janeiro 2014

Decoração provençal

O estilo provençal remete a uma mistura do rústico com o delicado, para explicar de maneira simples: ele vem do sul da França, mais propriamente da região da Florença e representa uma tentativa dos camponeses em imitar o mobiliário da nobreza, porém como usavam uma madeira inferior, utilizavam uma mistura de gesso e cola para disfarçar suas imperfeições, mistura essa que se desgastava com o tempo e daí surgiu a pátina provençal (àquela que tem os cantinhos desgastados).
O importante é que o estilo provençal foi se transformando com os anos e está muito em alta (principalmente em quarto de bebê), além de possuir muitos adeptos. Combina móveis rústicos em madeira natural, móveis em pátina, estampas delicadas e florais, tons suaves. O cuidado que se deve ter é não cair no exagero e fazer sua casa ou ambiente parecer muito caricato ou um cenário de filme, e acabar carregando demais o espaço! O interessante dele hoje é misturar com algumas peças ou estampas atuais ou contrastar com uma ou outra peça com um tom mais forte!







Dica: nunca use nenhum estilo ao pé da letra, misture os estilos ou, se não gosta de misturar, utilize seu estilo preferido como inspiração para não cair no mau gosto!





Nenhum comentário:

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...